Inteligência, pra que?
Ando lendo um livro (Como me tornei estúpido) metido a filosófico, mas que, porém, é muito simples. E apesar de simples, ele fala de assuntos subjetivos como a felicidade. Antoine decide ser estúpido e assim talvez ser mais feliz. Refletir, analisar, compreender, e explicar coisas não lhe trazem a felicidade, somente sensações mórbidas e apatia. Quanto mais compreende as coisas ou pessoas, mais desnorteado fica. Pra que saber de tudo? Ele afirma que em toda a sua existência a inteligência não lhe trouxe nada de bom. E enquanto perde tempo pensando ele deixa de viver momentos preciosos.
Talvez esse seja o mal de uma parte da nossa juventude. Passada a fase da adolescência, quando saber é prazer e dá orgulho, chega-se a uma fase obscura em que muitos não sabem administrar todo o conhecimento acumulado.
Enfim, minha inteligência também não me traz felicidade. E as fases mais legais de minha vida foram também as mais “burras”, como quando não prestava atenção nas aulas do colégio e ouvia walkman pra passar o tempo, ou no tempo que trabalhei como operária na fábrica da Sony. Eu era burra, alienada, e feliz!
Mas eu vou parar de pensar nisso antes que comece a desejar ser estúpida também.
Enquanto pensava nisso, também fiquei tentando descobrir o que de fato me faz feliz. Viajar talvez seja a melhor resposta. Tem gente que faz dessa atividade um estilo de vida. E sempre lembro de um trecho de Budapeste, de Chico Buarque, em que ele escreve que ao se chegar em um país, essa sensação de ser estrangeiro é como chegar em um novo mundo. A comida, os cheiros, as vozes, o clima, a paisagem, os canais da TV, até as calçadas, tudo é novo, diferente, esquisito, e atiça o cérebro. É uma terapia, acalma os nervos e nos coloca de novo “no lugar”.
Por fim, o negócio é viajar, sabe, enfiar a cara no mundo...
1 Comments:
ae agora dá pra comentar.
meu... esse livro sempre me dá vontade de comprar quando vou na livraria.
vc tem mto bom gosto hahaha.
sobre os livros que vc me emprestou: on the road é muito boooom e o a brincadeira nao li ainda.
ganhei até um link aqui! uhul.
voltei a atualizar o fotolog hehe. vou por as fotos das férias. veja lá depois.
bjs!
Postar um comentário
<< Home