29 de abril de 2008

Da viagem relâmpago...

Eu resolvi conhecer Porto Alegre a pé, e percorri as ruas do centro como barata tonta, indo voltando, me perdendo nas esquinas, e abrindo o mapão para rever o trajeto. Turista... ridícula. Como tinha pouco tempo para conhecer muita coisa, acho que exagerei na dose, e me sinto dolorida e cansada até hoje... Pelo menos já estou preparada para quando for fazer mochilão! Como eu já disse antes, Porto Alegre parece uma mini São Paulo. Exceto o fato de eles possuírem o Rio Guaíba beirando todo o centro, o que dá à cidade toda uma aura poética. Poético como é Mário Quintana, velhinho simpático, dono de um dos meus poemas favoritos de todos os tempos (Da eterna procura). A casa de cultura que leva seu nome é um dos prédios de arquitetura mais bonita que já vi. Tenho uma queda por edifícios rosados. Para definir os gaúchos em uma palavra, copiarei a minha companheira paulista de viagem: “solícitos”. Tudo o que eu perguntava e pedia ajuda, eles me ajudavam, até demais. Todos parecem se ajudar. Tive a impressão de que eles têm mais consciência de que fazem parte de uma sociedade, sendo assim menos individualistas. E creio que isso contribui para o fato de Porto Alegre ser a cidade que inspirou muitas outras a começar a experiência do orçamento participativo (quando a população tem o poder de decidir como será gasta uma parte da verba municipal). Por fim, fiz até amizade nas terras do sul. Fui completamente sozinha, mas encontrei companhia no caminho. Ganhei um almoço e boa conversa, em Gravataí, Grande Porto Alegre. Queria muito ficar mais dias, nesse hiato da vida carregada que levo em São Paulo. Minhas raízes aqui estavam ficando muito grossas e compridas do que eu mesma podia suportar. Porque é preciso sair um pouco, fugir, conhecer gente nova, ver lugares novos, respirar um ar menos poluído. E eu estava precisando muito desse hiato. Depois da viagem, ando mais livre.



5 Comments:

At 2:12 AM, Blogger Fenrisar said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 12:21 PM, Blogger Fernanda Tsuji said...

Hey! Tantas coisas para te contar de Buenos Aires!!!! Vamos nos ver! Vamos nos ver! Ah! E vai me ver no teatro esse sábado!!! Me liga! Tudo assim irritantemente com pontos de exclamação no final!
beijos!

 
At 5:24 PM, Blogger António said...

Lamentamos, mas o blogue 9canciones.blogspot.com foi removido.

E vc não apela para que elavoltelogo? rsss

 
At 11:50 PM, Blogger Priscila said...

hahaha genten
logo mais, quem sabe...
minha mão coça. eu escrevo no caderno.
quem não deve, não lê. e ponto.
mas quem sabe um dia eu escaneio e vcs leem. =P

 
At 10:34 AM, Blogger Larissa said...

Ou vc pode scanear, imprimir, xerocar e distribuir pelo correio. Dessa forma seria impossível chegar em quem vc nao quer.
Quer que eu passe o endereço? hahah

É mais fácil voltar logo!Pro blog!

 

Postar um comentário

<< Home