21 de maio de 2008

Livraria Megastore


O mercado das livrarias megastores se expandiu consideravelmente em São Paulo nos últimos anos. Quando eu era adolescente, só me lembro da rede Saraiva Megastore. Não havia ainda Fnac, Livraria da Vila, e a Livraria Cultura ainda funcionava naquelas lojas apertadas e espalhadas pelo Conjunto Nacional. Hoje temos à disposição nada menos que 3 megastores somente na Avenida Paulista, incluindo a nova Livraria Cultura, que se tornou a favorita dos paulistanos cults. Eu também gosto de lá, e como fica no caminho para quase todos os meus programas, sou uma boa frequentadora e consumidora. O ambiente é agradável, e eu sinto que a minha inteligência está sendo respeitada ali. Os livros de auto-ajuda são meros coadjuvantes, e não estão em destaque só porque vendem bem. E você encontra livros importados por preços razoáveis. Comprei o Garden Book por 23 reais dia desses. Mas nunca fico lá mais que meia hora, ou seja, são passeios rápidos, antes de entrar no cinema ou ir pro bar.
Nada comparado às muitas horas que gastava na Saraiva Megastore do Shopping Ibirapuera, anos atrás. Acho que faz parte intrínseca da minha adolescência folhear todas as revistas que eu tinha direito sem ser interrompida, sentada no chão daquela livraria. Me sentia em casa. O melhor é que nenhum atendente vem proibir você de ler revistas até hoje, ao contrário do que acontece em outras megastores. Na Fnac você tem que ler em pé, e não pode sair do quadrado onde fica a revistaria. Na Cultura, idem, e é ainda pior pois é fechado por um bloqueio, isolado do resto da livraria.
Na Saraiva eu faço uma pilha de revista e me sento para ler uma a uma, até sentir vertigem.
E assim cheguei à conclusão de que em tempos de Livraria Cultura, mais bonita, completa, moderna e inteligente, a minha preferida continua sendo a boa, velha e confortável Saraiva Megastore. Mas agora posso frequentar a nova unidade do Shopping Paulista, mais no meio do meu caminho diário. Hoje me sentei lá até sentir vertigem :) E reli tudo de novo o livro O Poder dos Aniversários, só para relembrar a adolescência.

Obs: Não encontrei uma foto decente da Saraiva, para ilustrar esse post. Preciso tirar fotos lá...

1 Comments:

At 11:49 AM, Blogger Fernanda Tsuji said...

Nossa...quantas mil vezes a gente não fez isso, né? Lembra? Não muda e é uma delícia sempre...

precisamos nos ver! Que tal irmos numa livraria e tomar um café depois? Vou pensar num dia bom e te falo..

 

Postar um comentário

<< Home