20 de julho de 2012

Gen Pés Descalços


Não acredito que demorei tanto tempo para conhecer o mangá Gen Pés Descalços. Já tinha visto as capas dos mangás, em exposição no Atrium do Sesc Vila Mariana, quando era adolescente. Mas foi apenas esse ano que eu abri a primeira página e devorei, da direita para a esquerda, como a publicação didaticamente ensina para quem tenta começar pela esquerda.
A história do menino que vive em Hiroshima nos tempos da guerra, e que presencia a explosão da bomba atômica é um retrato fiel do drama vivido pela sociedade japonesa, não dá nenhuma margem à fantasia, acredito. Está tudo ali, a hipocrisia do discurso da guerra, a lavagem cerebral que o governo faz para que os cidadãos aceitem fazer parte de tudo, entregando ao imperador tudo o que possuem, inclusive os seus próprios corpos e almas. Uma coisa é aprender sobre isso nos livros de história do colégio, outra coisa é acompanhar o dia-a-dia de pessoas comuns que viveram naquele período. 
A felicidade que surge em Shinji, irmãozinho de Gen, ao encontrar pequenos grãos de arroz, ou ao morder um pedaço de batata crua e com casca é algo que não vou esquecer, tamanha a tristeza deste ato. As falsas acusações que recebem Gen, seus irmãos e seus pais na escola, no bairro, na sociedade em geral, apenas por que pensam diferente, revelam uma característica negativa da sociedade japonesa e o gosto pela humilhação em público. 
Diante de tanta tristeza, Gen também viveu momentos felizes, conheceu pessoas incríveis, e causou um impacto positivo na vida delas, e vice-versa. 
A grande lição que eu tirei dessa história é que não há utopia, e as coisas nunca serão apenas flores. Não podemos nos angustiar com cada decepção que vivemos, com cada situação desagradável, ou com cada pessoa que nos decepciona, pois isso sempre irá existir, e coexistir com um outro tanto de coisas boas, que às vezes são tão boas que compensam por todas as ruins. Ruim, bom, terrível, maravilhoso... tá tudo ali, tudo junto e misturado. Simples assim.



Outra lição é a importância de uma boa base familiar. A família de Gen briga, os irmãos brigam, o pai bate, mas no fim todos se amam, e estão sempre unidos, em defesa um do outro. O pai consegue passar ideias de certo e errado aos filhos, e Gen compreende, e sobrevive, como o grão de trigo pisoteado.

2 Comments:

At 9:50 PM, Blogger banzai said...

Que interessante, quero super ler esse mangá. Vou procurar, tomara que tenha em nihongô (com furigana,rs). Me lembro do meu pai comentando que só comiam batatas no período entre guerras, não tinham mais nada pra comer. Cada grãozinho de arroz hoje vale muito.
abs
madoka

 
At 11:26 PM, Blogger Larissa said...

Oi Madoka! Quanto tempo! O mangá existe em japonês sim, dá uma olhada neste link: http://www.shoujo-cafe.com/2009/12/autor-de-gen-pes-descalcos-doa-seus.html
Só não sei se está em furigana,rs... boa sorte e boa leitura!

 

Postar um comentário

<< Home