3 de fevereiro de 2009

Transporte público

Na minha opinião, há algo de muito contraditório no debate em torno do transporte público em grandes cidades. Há todo um discurso contra o uso de automóveis particulares, motoristas quase sempre sozinhos em seus carros com 4 ou 5 lugares sobrando. Como se a culpa de todo o trânsito fosse desses indivíduos que só pensam no seu próprio umbigo. Muitos especialistas (e muitos palpiteiros) defendem o uso do transporte público pois o trânsito fluirá melhor se houver menos carros com 1 pessoa nas ruas e mais ônibus com 45, 60 pessoas dentro. Porém, atire a primeira pedra quem prefere andar de ônibus a andar de carro. E quem em sã consciência possuidor de um carro vai andar de ônibus? Eu não conheço ninguém... Ou seja, é muito bonito ficar com esse discurso, mas a matemática não funciona. Funciona no caso do metrô, pois todos vêem a eficiência deste meio de transporte, mas no caso do ônibus não compensa. No caso do ônibus tudo é ruim: a espera no ponto, a lotação, a luta para dar os passos entre a porta de entrada e a porta de saída quando o ônibus está lotado, as pisadas no pé, as bundadas, as freadas bruscas, e por aí vai. E nesse caso, optar por usar o carro não é uma opção totalmente egoísta. É também a opção mais interessante para manter a saúde mental. É ruim ficar no trânsito dentro de um carro, mas é mil vezes pior ficar no trânsito em pé, esmagada dentro de um ônibus.

Agora vou falar de um caso específico. Hoje eu tomei um ônibus para vir ao trabalho, e juro que aquele ônibus me deixou de bom humor. Ele veio vazio, pois passou logo depois de outro da mesma linha, e ele era novo e limpo. As cores do assento e dos balaústres ainda estavam vivas, e os vidros estavam transparentes. Dentro do ônibus haviam umas 5 pessoas, contando com o motorista e o cobrador. Ele veio rápido, pois não tinha trânsito, apesar do horário (8:00 da manhã). Não tinha pontos para parar, pois não haviam muitos passageiros para descer, nem muitos passageiros para pegar no caminho. Vim ouvindo música e lendo um livro. Viagem relaxante rumo a um dia de trabalho, quase um passeio. Nesse caso o discurso do transporte público perde todo o sentido, pois não compensa para ninguém rodar um ônibus pela cidade com 5 pessoas dentro. Porém, o contraditório é que eu amei a viagem justamente por isso.

Agora, talvez um meio termo seja a melhor solução. Se colocassem mais ônibus nas ruas e mais corredores exclusivos para eles em toda a cidade, as viagens de ônibus possam um dia se tornarem agradáveis como foi a dessa manhã. Por enquanto, andar de ônibus é um completo tormento na minha vida.

1 Comments:

At 11:24 AM, Blogger euvoltologo said...

vamos fazer um jantar lulu?

 

Postar um comentário

<< Home