22 de setembro de 2010

Uma quase piada paulistana

Eram 21 horas do dia de hoje, quando numa banca de jornal da avenida Paulista, eu estava a olhar revistas, escolhendo qual iria levar, quando de repente ouvi coro de vozes gritando em uníssono as mesmas palavras. Lembrei que era quarta-feira, dia de jogo em pleno campeonato brasileiro, e imaginei uma multidão de torcedores de aproximando da Paulista, como 300 troianos chegando ao local de guerra. Peguei logo uma revista e fui pagar, planejando pegar o primeiro metrô e fugir da multidão ensandecida.
Dois cariocas pagavam um cigarro, na minha frente. Um deles perguntou à moça do caixa:
- Você sabe o que eles estão gritando?
E ela:
- Eu acho que é 'Menos carro'...
E eu:
- Nossa, eu achei que fosse 'Aê Gustavo!', imaginando que Gustavo era um grande jogador de futebol do time campeão da noite.
O carioca:
- Eu ouvi 'Fume Menos Cigarro'
...
Por fim, eu disse:
- É.... cada um ouviu o que queria ouvir.

E assim cada um foi para o seu lado, enquanto ciclistas tomavam a pista da esquerda na avenida mais mais da cidade.

* Hoje é o Dia Mundial Sem Carro. Um dia depois da pane na Linha Vermelha do Metrô, que gerou uma gafe tucana que me deixou com vergonha alheia.


* Também quero menos carro, mas no Brasil é meio utopia. Quem sabe dá certo em Joinville ou alguma cidade semelhante...

Marcadores: