3 de junho de 2009

Quero andar de bicicleta no Japão

Tenho assistido muito a programaçao da NHK (canal de notícias japonês) no hospital onde minha avó está internada. O hospital tem grande parte dos pacientes de descendência japonesa, então NHK passa em todos os quartos. Assisto os programas mais diversos. É engraçado ver como as características japonesas refletem na forma de apresentar os programas. Qualquer assunto se torna muito importante, e até um tipo diferente de chá verde é investigado a fundo, e experimentado de todas as formas.Adoro a meticulosidade dos japoneses. Outro dia o assunto era aspargo. Mostravam uma camponesa colhendo o aspargo nas estufas, e também um imenso jardim suspenso sobre uma casa em Tokyo. Depois de colhidos, faziam diversas receitas com os aspargos e davam para os apresentadores experimentarem. "Umai! Oishiii!", eles dizem.
As notícias do dia assisto tudo em japonês. Olho as imagens, leio alguma coisa, mas de maneira geral, não entendo o que dizem. Isso me lembrou da sensação frequente que eu tinha no Japão. Lá eu me sentia analfabeta, ignorante mesmo. É estranho não ler, nem falar a língua do país em que se vive. É o mínimo que não se tem, e que impede de você ser um cidadão de fato.
Mas o frio e o tempo tem me deixado com saudades de lá. Da comida, principalmente. E da organização, da tranquilidade, de andar de bicicleta.

Marcadores: , ,

3 Comments:

At 12:19 PM, Blogger Fernanda Tsuji said...

La, assiste o filme A Partida. Sério. É japonês. Gostei muito. A cidade que o personagem mora é tão parecida com aquelas que a gente morou...

 
At 3:14 PM, Blogger Paulo Henrique Galves da Silva said...

Pior sou eu, que nem sei mais aonde quero ir...

 
At 12:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Então Lari, CPE é o Certificate of Proficiency in English: http://www.cambridgeesol.org/exams/general-english/cpe.html

O Toefl é o Test of English as Foreign Language, que foi designed pra quem vai estudar fora (universidade). Já o CPE é um certificado mais amplo, sendo o último da Cambridge ESOL, dando você o título de native-like speaker/writer as well as having native-like reading/listening skills. Acho que basicamente, é isso. Toefl é específico pra quem vai estudar abroad e o CPE é o último certificado de proficiência de muitos da Cambridge ESOL, qualificando você com native-like English skills.

Beijo! Lembra do meu dente? Aquele que deu trabalho aquele dia? Pois é, ainda estou tratando o dito cujo, estou fazendo um inlay-onlay de porcelana, quem diria que uma goiaba seria tão nociva!!

 

Postar um comentário

<< Home