17 de maio de 2013

Baumkuchen


Um dos meus doces favoritos na infância não existe mais. Era um rocambole parecido com um bolo de rolo pernambucano, porém esse não tinha recheio e era menos artesanal, mais industrializado. Ele vinha em um pacote de 12, cada um embrulhado individualmente em um plástico transparente, dispostos em uma bandeja (se não me falha a memória).

Os meus bolinhos eram comprados na feira livre, na barraca de produtos japoneses. Eles vinham em fatias de aproximadamente 1 centímetro, tinham várias camadas de massa fina com gosto amanteigado, e por fora eram cobertos por uma fina camada de um verniz de açúcar. 

Eu tinha mil e um jeitos de comer aquilo, às vezes retirando as camadas como se desenrola uma fita de cetim, às vezes fatiava, às vezes dividia ao meio e, como era o doce favorito, demorava o máximo de tempo saboreando cada pedacinho. Provavelmente implorava para minha vó me dar outro, mas acho que só ganhava um por vez.

O drama é que esse doce sumiu das barracas de feira. Já procurei em diversas feiras de São Paulo e até em Presidente Prudente, mas não encontro mais. Fico pensando como um troço bom daqueles pode parar de ser fabricado. Será que só havia um fabricante e ele faliu? Se foi isso, deve ter sido falta de timing, de herdeiros, ou de estratégia. Aposto que se ainda fosse vendido, ia ser o próximo hit, depois dos cupcakes lindos e sem sabor.

Já joguei no google.com.br e não encontrei nenhuma pista do bolinho. Mas não é possível que eu seja a única pessoa que se lembra dele. 

Aí resolvi jogar 'thin layered cake Japan' no google.com e encontrei uma história bem interessante. Karl Juchheim, um confeiteiro alemão nascido em 1886, levou para o Japão a receita do tradicional bolo alemão baumkuchen (pode ser traduzido como bolo-tronco ou bolo-árvore). Karl foi parar no Japão por causa da Primeira Guerra Mundial, e depois da guerra, em 1921, abriu uma loja de baumkuchen em Yokohama. O doce é tradicional em muitos países europeus e se tornou um lanche popular no Japão. 

Já pude experimentar esse bolo no Japão, mas infelizmente não achei tão gostoso como o que era feito no Brasil. É um daqueles casos que a imitação saiu melhor que o original. Aquele gostinho de manteiga e de ovo, como o gosto de madeleine, não estava tão presente no bolo feito no Japão. Ainda assim, quando for para lá, vou experimentar de novo.

Referências:



Marcadores: ,

12 Comments:

At 12:54 PM, Blogger Fernanda Tsuji said...

Saudadinha de comer isso com chá verde. Infância de japoneses no Brasil...

 
At 12:03 AM, Anonymous Adriana said...

Sua narrativa levou-me a minha infancia. Exatamente como era comigo, comer desenrolando as finas camadas do rolinho...Menina, a minha avó que comprava prá mim, na feira livre da chácara santo antonio em SP. Memórias que me pareciam únicas:-))))

 
At 2:33 AM, Blogger Unknown said...

Eu tive a oportunidade de saborear este doce que minha mãe também comprava feira livre de Campo Grande. Sabor Inesquecível!

 
At 9:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Nossa, eu tbm lembro muito desse doce...eu amaaaava... realmente...nao entendo como esse bolinho pode sumir de nossas vidas.
Tbm procurei no google como voce. E tbm fiquei surpresa"como ninguém lembra desse rolinho!!!"
Sua descricao de como se deliciava, tbm fez me recordar q fazia o msm. Nem lembrava do acucarzinho por fora, nossa! Muito obrigada por publicar isso... quem sabe, mais pessoas nao começam a recordar. Bjs

 
At 3:31 PM, Blogger Hoshi said...

A descrição do conteúdo fez lembrar da minha infância.

 
At 11:02 PM, Blogger Unknown said...

Nossa também adorava... cheguei a procurar como vc...realmente uma pena que não existe mais!

 
At 9:51 PM, Blogger blogdorafa said...

Chamava-se brosquinha! Vendia a rodo na liberdade. Não aulas de Aikido, comíamos com chá verde sem açúcar. Cara... Que saudade disso

 
At 9:43 PM, Blogger Karin said...

Eu amava tb! E estava tentando lembrar o nome, vc lembra? Ele era industrializado pra tentar achar que fim levou....

 
At 2:13 PM, Blogger Unknown said...

Eu morava perto da fábrica, que ficava em Diadema/SP. Meus pais compravam em um pacotão que vinha uns 50 embalados individualmente. Mas acredito que fechou muito tempo atrás.

 
At 8:25 PM, Anonymous Anônimo said...

O nome era brosquinha. Vinha numa caixa laranja claro com uma abertura para ver o conteúdo. Tinha um desenho de um soldado medieval fatiando a brosquinha. Como para fabricar é necessário um equipamento que inexiste no Brasil, imagino que a fábrica original deve ter falido e o equipamento quebrou ou virou sucata e é o motivo de não ter outro similar. E eu encontrei na liberdade a versão japonesa e realmente a feita aqui era melhor. Deixou saudades.

 
At 6:41 PM, Blogger Unknown said...

EU ACHEI HOJE no MARUKAI perto da praca da Liberdade! Mas vinha em pedacos e custava 42 reais e eu nao comprei! Exatamente isso que estava escrito na embalagem: BAUMJUCHEN! Entrei agora na internet pra ver se encontro mais barato e me deparei com o seu post.... compartilho das mesmas memorias.... era boom demaiss!!!!!!!!!

 
At 6:43 PM, Blogger Unknown said...

ops, quero dizer, BAUMKUCHEN...

 

Postar um comentário

<< Home