30 de março de 2006

A falta de esperança que surge dentro de um ônibus

Ontem estava no ônibus, mais uma vez voltando pra casa, às onze e tantas da noite, quando entra um homem, de muletas e senta no banco ao lado do meu. O sujeito logo se demonstra expansivo, e energético, puxando conversa com outros passageiros. Mas cada comentário que ele faz sobre a vida tem uma ponta de amargura, que me faz sentir um pouco de pena.

Eis que ele solta uma frase que me pinica: “Esses estudantes da USP, hoje em dia não sabem nada. Eles não querem estudar, só se divertir, e gastar o dinheiro dos pais”. Sinto que o ônibus inteiro, lotado de estudantes da USP, se vira para o homem, com um olhar de incômodo. Mas não falo nada. Não estou com vontade de discutir. Uma mulher muito paciente tenta conversar com ele, e diz que sim, tem gente que não está interessada, mas que tem gente que estuda muito. Ela, inclusive.

O próprio homem, como depois percebi com a conversa alheia, não estudou muito, e vive de trabalhos automáticos, que não lhe exigem muito conhecimento, mas algo na cabeça dele, desprovida de informações, lhe fazia achar que os estudantes não estudam, e não servem pra nada.

Pode ser utópico, mas eu estudo por diversos motivos, e um deles é pra melhorar a sociedade, para tentar deixá-la mais civilizada e digna para todos. Mas quando eu tomo contato com pessoas tão fechadas a mudanças, eu perco as esperanças. A cultura não chegará na cabeça daqueles que não a desejam. Não acho que seja por falta de oportunidade. Acho que deve ser uma coisa mesmo instintiva. Tem gente que se interessa por cultura, conhecimento, e outras não, preferem viver de prazeres que dêem menos trabalho ao cérebro. (Faz tanto sentido como pensar que algumas pessoas gostam de brócolis, e outras não, como o Bush. Pra quem já viu a vinheta da MTV)

No final, como sempre, a mulher aconselha ao homem a incentivar sua filha a estudar, já que ele mesmo se eximiu de qualquer necessidade de estudo. Ele pensa, “eu não estudei, tenho 39 anos e não me adianta mais estudar, mas digo a minha filha pra ela estudar para ser alguém na vida”.

4 Comments:

At 11:13 AM, Anonymous Anônimo said...

me alegro que te gusten las fotos!
pásate cuando quieras!

saludos!! :)

 
At 11:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Você é muito peculiar...e acho que essas suas perdas e "achados" de otimismo e ânimo, são coisas típicas de curingas...

 
At 11:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Você é muito peculiar...e acho que essas suas perdas e "achados" de otimismo e ânimo, são coisas típicas de curingas...

 
At 11:16 PM, Anonymous Anônimo said...

eu não tenho esperanças mesmo. admito.
às vezes queria ser A-ignorante e pronto. seria mto mais fácil. "ignorance is bliss" way of life.
mas não dá! é difícil.
e essas pessoas que querem criar discussões no ônibus que explodam, pq eu quero dormir no meu caminho pra casa.
hahaha

 

Postar um comentário

<< Home