15 de julho de 2007

Teste


Um pequeno grupo de orientais vai ao parque, estende sua toalha, tira os sapatos, como manda a tradição, e senta-se tranquilamente no fim da tarde para tomar uma xícara de chá. Aonde você acha que esta foto foi tirada?

a)Seul
b)São Paulo
c)Pequim
d)Kyoto

Se você respondeu b, indo contra todas as opções mais óbvias, acertou. Passei o último sábado inteiro no Parque da Cantareira (ao lado do Horto Florestal) e vi mais orientais do que típicos brasileiros no local. Muitos velhinhos de bengala, jovens mães empurrando o carrinho de bebê ladeira acima, e toda a sorte de orientais que se possa imaginar. Só não sei se eram chineses ou coreanos, japoneses eu sei que não eram, ouvindo-os conversar cheguei a essa conclusão. Até conversei com um pequeno coreaninho enquanto a sua mãe estava no banheiro, e ele chegou do meu lado para observar um caxinguelê (esquilinho brasileiro) comendo uma semente de abacate. Ele era tão pequeno que nem assustava o caxinguelê. Enfim, parece que a grande colônia de chineses e coreanos que não para de aumentar em São Paulo foge aos finais de semana para o parque, atrás de uma paisagem menos cinzenta. Tanto que descobriram este parque antes que eu, paulistana de 23 anos, que conheceu o parque naquele dia. Na pedra grande, no lago, no parquinho, na gangorra, eles estavam em todos os lugares, fazendo com que eu me sentisse num parque asiático várias vezes. Só faltava aparecer um urso panda entre os bambus.